Venha connosco explorar a Picota, o segundo ponto mais alto da Serra de Monchique e do Algarve. Nesta esta pequena trilha circular exploramos belos bosques de sobreiros que parecem saídos de um conto de fadas e a deslumbrante vista panorâmica do serro da Picota.

Apesar de existirem alguns percursos marcados que passam pelo serro da Picota, neste fim-de-semana resolvemos fazer um trilho a iniciar no Miradouro da Picota. Gostámos tanto do resultado que resolvemos partilhar.

Iniciamos descendo pela estrada, deixando para traz a torre de vigia.

Percorridos poucos metros, voltamos à esquerda, seguindo as indicações da ligação 11 de Alferce à Via Algarviana (Monchique).

Seguimos, pouco mais de 1 Km, por um caminho florestal rodeado de eucaliptos. Pouco depois deixamos o percurso da Via Algarviana, que desce à direita em direção a Monchique, e seguimos em frente pela estrada.

O caminho segue por estrada de asfalto rodeada de sobreiros, muitos deles imponentes e centenários. Em breve voltamos a encontrar as marcações da Via Algarviana, desta vez o sector 10, Silves a Monchique.

Iniciamos a subida, seguindo ora as indicações vermelhas e brancas da Via Algarviana, ora as setas de madeira que indicam Picota.

Após percorrer cerca de 3 km, já é possível avistar a torre de vigia de incêndios florestais. A última subida é a parte mais desafiante do percurso, mas com tantos motivos para parar e apreciar a paisagem, chegamos ao topo sem dificuldades.

Situada a 774 m de altitude, a Picota é o segundo ponto mais alto da Serra de Monchique e do Algarve. Deste miradouro pode apreciar, em dias sem neblina, uma fantástica vista de 360º.

Por fim, descemos cerca de 500m até ao inicio do percurso.

  • Local: Monchique, Algarve
  • Inicio: Miradouro da Picota.
  • Tipo de percurso: Circular
  • Distância: 4 Km
  • Nível: Médio
  • Marcações: Percurso não marcado