Para o primeiro dia da nossa semana a explorar o Parque Natural de Montesinho escolhemos conhecer Rio de Onor, uma das aldeias mais emblemáticas desta zona.

O PR 11 de Bragança, o lado português de Rio de Onor, é o trilho ideal para conhecer a aldeia, a zona envolvente e o rio com o mesmo nome – a combinação perfeita.

O percurso inicia na entrada da aldeia, em frente da entrada do Parque de campismo rural de Rio de Onor. Iniciamos para sul, pela estrada de alcatrão, deixando para traz a aldeia.

Inicio do PR11, junto ao parque de campismo de Rio de Onor

Percorrido menos de um quilometro voltamos a esquerda e subimos pelo estradão de terra batida até ao ponto mais alto do percurso. Nesta parte mais elevada, tivemos a sorte de avistar algumas aves de rapina a sobrevoar a vasta extensão de montes verdes.

Paisagem do percurso "O lado português do Rio de Onor"

Pouco a pouco descemos em direção ao rio e encontramos o desvio para visitar uma árvore de interesse publico.

Carvalho-Negral

Resolvemos seguir o desvio e visitar este enorme Carvalho-Negral. Uma árvore surpreendente com 23m de altura e 6m de perímetro na base.

Exemplar centenário, de porte notável para a espécie, de fuste grosso e copa ampla, que dá abrigo e sombra ao gado, pastores e viandantes.”

Não resistimos a dar-lhe um abraço!

Retomamos o trilho principal e seguimos pela margem do rio Onor, junto a um lameiro. Um pouco mais adiante, alcançamos as poldras que nos permitem atravessar o rio.

Orla do Rio de Onor
Travessia do Rio de Onor

Continuamos em direção à aldeia atravessando alguns terrenos de cultivo. Ao chegar à entrada da aldeia comunitária de Rio de Onor, abandonámos o percurso PR11 e deixamo-nos envolver pela magia desta aldeia enquanto explorávamos cada recanto.

Comemos amoras junto à Igreja Matriz; Bebemos uma cervejinha no bar da associação cultural de Rio de Onor; Percorremos as ruas da aldeia e as margens do rio; Atravessámos a ponte do século XIX. Mas o que vamos recordar para sempre será o Sr Bernardino na sua “Casa das Mascaras e Mais” que nos contou a sua história e a história desta aldeia tão emblemática.

Rio de Onor, Bragança

O trilho é muito bonito, mas em caso de não poder percorrer este percurso, a aldeia merece uma visita. Definitivamente a não perder!

  • Local: Rio de Onor, Bragança
  • Inicio: Parque de campismo rural de Rio de Onor
  • Tipo de percurso: Circular
  • Distância: 7 Km ( 8 km no nosso trilho)
  • Nível: Fácil
  • Marcações: Percurso com marcações.