Iniciamos o caminho na estação fotovoltaica de Montechoro e, mal começamos a entrar no campo, percebemos que estávamos no meio de uma prova de BTT.

Fomos continuando, cedendo a passagem aos ciclistas. A chuva recente tinha deixado o terreno ligeiramente enlameado adicionando um toque de desafio e emoção à prova. Estávamos tão entretidos com os ciclistas que não prestamos atenção às indicações e fizemos o trilho em sentido contrário ao recomendado.

O sentido recomendado é geralmente mais fácil, mas pensamos que neste caso não há grande diferença.

Este percurso decorre na zona nordeste do Planalto do Escarpão, zona com grande importância geológica em Albufeira. Apesar de não percebermos nada de geologia, ao longo do trajeto encontram-se painéis informativos repletos de curiosidades interessantes.

Percurso do Planalto do Escarpão

Os quilómetros finais percorrem-se ao longo do leito da Ribeira de Quarteira, que serpenteia por um vale profundamente esculpido no Planalto do Escarpão. No dia em que realizámos este percurso, a ribeira apresentava um caudal elevado. Nas duas travessias necessárias, a água atingia a altura dos joelhos, obrigando-nos a descalçar para cruzá-la.

Percurso do Planalto do Escarpão
Ribeira de Quateira