A melhor forma de começar a fazer caminhadas é optar por percursos pedestres com marcações no terreno. Geralmente, essas marcações são intuitivas e fáceis de seguir, mas é sempre recomendável estarmos bem informados.

Em Portugal, a homologação de percursos pedestres é efetuada pelo Registo Nacional de Percursos Pedestres (RNPP) e utilizam a sinalética registada pela
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Existem 2 tipos de percursos pedestres:

Grandes Rotas (GR)

São consideradas GR percursos com distâncias superiores a 30 Km. Estes percursos são registados e numerados sequencialmente a nível nacional.

A sinalética das grandes rotas tem associadas as cores branco e vermelho,

Pequenas Rotas (PR)

São consideradas PR percursos com distâncias até 30 Km. Estas rotas são registadas e numeradas por concelhos. A numeração deve ser complementada com as letras designativas do concelho.

A sinalética das PR tem associadas as cores amarelo e vermelho,

Podemos encontrar as marcas dos percursos em postes de sinalização especialmente desenvolvidos para esse fim, ou ainda pintadas em troncos, pedras, postes electricos, e outros elementos já existentes. Existem quatro tipos principais de marcas, utilizando as cores amarelo e vermelho, específicas para as pequenas rotas:

As marcações das grandes rotas são bastante similares, diferenciando-se apenas pelas cores branco e vermelho.

Algumas pequenas rotas percorrem temporariamente o traçado de uma grande rota. Em este caso a marcação utiliza a 3 cores branco, vermelho e amarelo.

Os trilhos estão devidamente sinalizados em ambas as direções, porém recomendamos seguir o sentido indicado para uma experiência mais segura e agradável.

A maioria dos percursos homologados conta com painéis informativos repletos de detalhes sobre a rota. Destaque para o mapa do percurso, a distância em quilômetros, o grau de dificuldade, além de informações sobre a fauna, flora e os principais pontos de interesse da região.

Em Portugal, aguardam por si 76 pequenas rotas e 46 grandes rotas. Basta seguir as marcações para garantir que está no caminho certo e aproveitar ao máximo a natureza e as paisagens deslumbrantes.