Percurso linear com inicio na mata do Canário, e percorre a cumeeira das Setes Cidades até ao interior da freguesia.

  • Local: São Miguel, Açores
  • Inicio: Mata do Canário
  • Tipo de percurso: Linear
  • Distância: 12 Km
  • Nivel: Médio
  • Marcações: Percurso com marcações.

Para fazer este percurso linear, optámos por deixar o nosso carro no final do trilho, na freguesia das Sete Cidades, e utilizar um taxi para nos tranportar até ao inicio do percurso.

Começamos o percurso na Mata do Canário, seguindo por um caminho de terra batida. Poucos metros adiante, deparamos com o emblemático Muro das Nove Janelas.

O Muro das Nove Janelas faz parte de um aqueduto construído entre os séculos XVII e XVIII. Sua função era captar água na região da Lagoa das Empadadas e transportá-la até a cidade de Ponta Delgada.

O percurso continua percorrendo o bordo da caldeira das Sete Cidades. A longo do caminho é difícil decidir para onde direcionar o olhar. À direita do caminho, revela-se uma vista deslumbrante de toda a costa norte da ilha.

À esquerda, destaca-se o interior da Caldeira das Sete Cidades, um dos maiores e mais impressionantes sistemas vulcânicos dos Açores. No seu interior, encontram-se quatro lagoas: a Lagoa de Santiago, a Lagoa Rasa, além da Lagoa Azul e da Lagoa Verde, ligadas entre si, criando uma paisagem de rara beleza.

Reza a lenda que uma princesa de olhos azuis apaixonou-se perdidamente por um jovem pastor de olhos verdes, vivendo um amor proibido e marcado pela adversidade. No seu último encontro, o adeus foi tão doloroso que as lágrimas derramadas por ambos criaram duas lagoas: uma azul e outra verde, refletindo os tons dos seus olhos e eternizando a sua história.

Contornamos a Lagoa Azul e descemos pelo caminho dos Arrebentões rumo às Setes Cidades. Entramos na localidade percorrendo as margens da lagoa e terminando no centro, junto à igreja de São Nicolau.